ACELERA

A ACELERA é um serviço de implementação de aceleradora de negócios em comunidades menos assistidas, utilizando o potencial empreendedor e a mão de obra local para promover o desenvolvimento de empreendimentos populares sustentáveis. Esse serviço tem duas vertentes de atuação, que visa movimentar a economia dentro da comunidade, gerar renda e promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas. Uma delas é o treinamento de jovens oriundos da própria comunidade, empoderando-os para atuar como agentes de aceleração dos empreendimentos locais. A outra vertente é o desenvolvimento dos negócios, onde os jovens agentes trabalham em conjunto com os consultores da ACELERA , provendo consultoria aos empreendimentos populares. Através de uma metodologia de atuação que tem como principal objetivo o desenvolvimento do empreendedor, utilizamos de um plano de desenvolvimento individual para cocriar sonhos coletivos que se cruzam com os objetivos do negócio.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
A ACELERA atua nos âmbitos econômico e social, resolvendo os problemas de desenvolvimento/criação de negócios de moradores de comunidades carentes e também o desemprego de jovens moradores de comunidades periféricas. Segundo o Data Favela, 1 em 4 moradores de comunidades carentes tem o sonho de ter o próprio negócio, mas esse sonho nem sempre pode ser realizado por dificuldades operacionais na criação de um negócio. Não existem iniciativas permanentes que auxiliem de maneira interna à comunidade o desenvolvimento de empreendimentos locais através de uma linguagem e abordagem inteligível. Dessa maneira, dentro dessas comunidades, existem diversas ideias de negócios e vontade de empreender que não se concretizam devido a falta de assistência. Além disso, o potencial de aprendizado dos jovens é subestimado, haja visto que é difícil adentrar no mercado de trabalho ou ingressar no ensino superior, e não há oportunidades independentes de crescimento e desenvolvimento pessoal.
Como funciona o seu negócio
A ACELERA é um negócio que tem como principal produto um modelo de implementação de aceleradora de empreendimentos populares. Funciona da seguinte maneira: em parceria com instituições locais realizamos a captação de negócios em qualquer estágio de desenvolvimento e também procuramos jovens que tenham grande interesse em aprender sobre desenvolvimento de negócios. Trabalhamos na formação de agentes de aceleração (jovens da própria comunidade) através de treinamentos e prestação conjunta de consultoria - agentes da comunidade junto dos membros da ACELERA. Esse processo de consultoria, utilizando de um método focado no desenvolvimento do empreendedor, permite o desenvolvimento do negócio e o processo de formação de agentes torna a aceleradora de negócios populares sustentável, no momento em que termina a implementação realizada pela ACELERA, resolvendo assim o problema econômico e social abordado.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
A principal receita da ACELERA vem da taxa de implementação arcada por empresas que tenham (ou queiram) realizar investimentos em projetos sociais que sejam autossustentáveis. Atualmente, percebe-se um grande interesse de empresas em investirem em projetos que gerem impacto social perene, ou que queiram atuar em alguma comunidade específica (seja por obrigações regulatórias) mas ainda assim não se interessam por realizar investimentos a fundo perdido, optando por projetos/programas que, de fato, desenvolvem projetos de impacto que sejam sustentáveis.
Viabilidade financiera
O principal destaque da ACELERA se dá no seu produto, que consiste em um modelo de aceleradora de empreendimentos populares replicável, que pode ser adaptado e implementado em outras comunidades. O modelo já está em operação em uma comunidade de Belo Horizonte, onde estamos trabalhando com a aceleração de empreendimentos populares locais e validando/otimizando a metodologia. Além de promover o desenvolvimento de negócios, o programa atua com jovens da comunidade, empoderando-os para serem agentes de aceleração, criando assim um ambiente propício à colaboração e à criação de novos negócios. Esse modelo conciso de alto impacto permite às empresas investidoras a segurança de apoiar o desenvolvimento de projetos sustentáveis, além disso, a replicabilidade do projeto abre espaço para atuação em várias comunidades, o que aumenta o nosso mercado e também amplia o potencial de impacto.
Riscos
Os riscos do negócio estão atrelados à participação dos stakeholders. Sabemos que é difícil gerar engajamento na participação - tanto dos empreendedores locais, desiludidos com o desamparo costumeiro, quanto dos jovens agentes, já que é um trabalho fora da zona de conforto - mas estamos sempre procurando melhorar nosso processo de empatia (primeira etapa do nosso programa de implementação) para que consigamos minimizar esses riscos. Uma fraqueza do nosso projeto é a fonte de receitas, que está atrelada ao investimento de empresas, mas que com a consolidação do programa também é minimizada, haja vista o endosso dos nossos argumentos de vendas.
Equipe
Pedro Vaz é aluno na UFMG. Atuou como consultor de empresas incubadas na INOVA-UFMG e facilitando workshops sobre Negócios de Impacto Social (CHOICE). É cocriador da Enactus UFMG, voluntário na Yunus Negócios Sociais MG e Fellow da Social Good Brasil. Marcelo Dionisio é estudante de engenharia, presidiu a empresa júnior CPE e coordenou o Startup Tech, programa de aceleração de negócios da UFMG. É cocriador do Time Enactus UFMG e de uma disciplina que ensina o empreendedorismo através de projetos
Escalada
As principais dificuldades na escalada é a expansão de um programa que é presencial. Sabemos a dificuldade de formar novos facilitadores desse processo, tendo em vista que é necessário uma experiência prévia em desenvolvimento de negócios e de projetos sociais. Assim acreditamos que, consolidando o método de implementação replicável, esse processo de formação de facilitadores torna-se viável e podemos então expandir o projeto, adaptando-o à diversidade presente nas comunidades e expandindo-o a nível global.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Nosso principal objetivo é conseguir ouvir o feedback das pessoas a respeito do nosso negócio para que possamos melhorá-lo e assim continuar empreendendo-o. Certamente, o processo de colaboração entre os empreendedores sociais permite um compartilhamento de opiniões e visões de mundo diferentes, e como estamos procurando desenvolver um modelo replicável, as diversas opiniões podem contribuir muito com a nossa ideia e ajudar a validar os pontos essenciais que estamos desenvolvendo. Além disso, o contato com a rede Yunus e a possibilidade de apresentar o nosso sonho para investidores são únicos, e seria um grande impulso para a continuação do desenvolvimento do nosso negócio
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ACELERA"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Marcelo a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "ACELERA"