Projeto Lavanderia

10
0
Já parou para pensar nas oportunidades (de emprego e ressocialização) que pessoas em situação de rua perdem, todos os dias, por conta de sua aparência? Acabar com as barreiras entre aqueles que moram nas ruas e aqueles que possuem um teto é a proposta do Projeto Lavanderia, negócio social que visa empoderar os moradores em situação de rua, devolvendo sua dignidade e autoestima, por meio da LIMPEZA.
Como?
O negócio social se propõe a oferecer banho e lavagem de roupa às pessoas em situação de rua da capital paulista. Tudo isso por um preço acessível, em um espaço físico de qualidade e em localização adequada.
Além de oferecer banho e roupa limpa, a iniciativa quer capacitar os próprios moradores em situação de rua para atuar no local (com direito a dormitório!), em um modelo de economia solidária. E oferecer no local salas de capacitação profissional e um centro de referência (com psicólogos, assistentes sociais e advogados) para os amigos que utilizarem dos nossos serviços!
Desenvolvimento de projetos
Não
Problema Social que ele pretende resolver
Hoje a cidade de São Paulo possui 15906 pessoas em situação de rua, segundo a prefeitura - que oferece menos de 11 mil camas em Centros de Acolhimento. O mau cheiro e a sujeira impõem inúmeras barreiras à ressocialização dos moradores de rua. Derrubá-las é a proposta do Projeto Lavanderia. O Projeto Lavanderia visa empoderar a população em situação de rua, oferecendo um serviço de lavanderia, vestiários para banho, salas de capacitação profissional e acompanhamento de psicólogos, assistentes sociais e advogados, devolvendo a dignidade, autoestima e possibilidades/oportunidades! Imagina que o Eduardo deseja trabalhar. Mas que não consegue tomar banho todos os dias. Que não consegue ter roupas limpas todos os dias. Que não consegue criar e imprimir seu currículo. Imagina que o Eduardo não tem endereço para colocar em seu CV. Imagina que o Eduardo deseja viver. O Projeto Lavanderia oferecerá um espaço de convivência e empoderamento para todos os Eduardos, Josés e Marcelas!
Como funciona o seu negócio
Oferecer banho e lavagem de roupa às pessoas em situação de rua da capital paulista. Tudo isso por um preço acessível, em um espaço físico de qualidade e sem abrir mão da sustentabilidade, afinal os recursos naturais do planeta estão para lá de sobrecarregados. Além de vestiários e lavanderia, a sede do projeto terá sistema de captação de água da chuva, reaproveitamento do recurso nas máquinas de lavar, painéis fotovoltaicos para produção de energia solar, uma horta para cultivo de orgânicos e salas de capacitação. Sim, porque além de oferecer banho e roupa limpa, a iniciativa quer capacitar os próprios moradores em situação de rua para atuar no local (com direito a dormitório!), em um modelo de economia solidária que visa ajudá-los a se profissionalizar e conseguir emprego no setor. O espaço abrigará um Centro de Referência para a População em Situação de Rua, com assistentes sociais, advogados e psicólogos!
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
Para ser autosustentável, o Projeto Lavanderia terá três geradores de renda: 1) A população em situação de rua, que usará os serviços; 2) Um clube de vantagens (já conhecido por mais de 23 mil pessoas via página do Entrega por SP e aguardando início); 3) Locação de toalhas para pet shops, cabeleireiros, hostels e hotéis. Os principais custos são: 1) aluguel + iptu 2) funcionários 3) gastos com água, energia,.. 4) gastos com logística 5) gastos com insumos
Viabilidade financiera
O Projeto Lavanderia necessita de patrocínio para aquisição dos produtos que viabilizam o funcionamento da lavanderia. São eles: 1) reforma e adaptação da casa 2) máquinas de lavar/secar/calandra/embaladora 3) veículo "cargo" 4) toalhas 5) implantação de gás GLP 6) insumos da casa 7) centro de referência na população em situação de rua apoiado por uma Universidade Tendo tais patrocínios, o projeto precisará alugar 8000 toalhas e ter 200 apoiadores mensais para conseguir oferecer todos os serviços para 500 pessoas a cada mês!
Riscos
Caso a prefeitura de São Paulo aumente o número de leitos nos Centros de Acolhimento, instalando máquinas de lavar para todos os atendidos (não somente maiores de 65 anos e deficientes), atualize seus vestiários (tornando-os individuais e tendo sabonete/xampú e toalha adequada) e consiga tornar seus locais dignos e limpos (em todos sentidos), o Projeto Lavanderia corre o risco de não ser "chamativo"/"viável" nos serviços que oferece a população em situação de rua.
Equipe
Lucas Caldeira Brant, idealizador do Entrega por SP, uma mobilização social que é referência no trabalho com a população em situação de rua da capital paulista e já conversou com mais de 4300 voluntários e 22 mil pessoas em situação de rua. Supervisionando os projetos: Entrega por Santos, Entrega por Campinas, Entrega por Cuiabá e dialoga com inúmeros projetos sociais. O projeto tem 25conselheiros voluntários em todos setores necessários (informados em página www.facebook.com/projetolavanderia)
Escalada
Cada cidade tem suas especificidades e necessidades. O Projeto Lavanderia é indicado para cidades grandes que não tenham Centros de Acolhimentos dignos. Implantar na cidade com o maior número de pessoas em situação de rua no Brasil (que não tem estrutura suficiente/sugerida) servirá de piloto incrível a ser replicado em outras grandes cidades. O Projeto Lavanderia dialoga com projetos sociais nas seguintes cidades: Campinas, Santos, Cuiabá, Belém, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre e Goiânia.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
O Projeto Lavanderia participou de um challenge em Agosto e pôde apresentar/dialogar com muitos profissionais. Conseguiu conselheiros e parcerias possíveis graças ao challenge. O objetivo de participar do Yunus Challenge é poder apresentar, conversar e ouvir referências nos assuntos tratados e aprender/fortalecer o negócio social, que teve concedida uma casa para funcionamento de uma lavanderia no bairro do Tatuapé e busca parceiros para viabilizarem primeira etapa do projeto! O negócio social nasceu pela conversa de quase 4 anos nas ruas do Entrega por SP (que teve um coordenador participando de workshop em Setembro) e está alinhado com a estrutura iniciada por Muhammad Yunus. Dizem que sonho que se sonha junto é realidade. Dispostos e animados, somos nós: Projeto Lavanderia
Mentores
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Lavanderia"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Lucas a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Projeto Lavanderia"