Ganbatte

A Ganbatte é uma solução integrada de capacitação profissional e oportunidades de emprego para jovens talentos de baixa renda, focada no desenvolvimento de competências.
Nosso diferencial é entregar esse serviço por meio de uma plataforma que inclui cursos online, workshops práticos, apoio em processos seletivos e serviços de recrutamento para micro e pequenas empresas, com foco na seleção por competência e na análise comportamental.
Pretendemos gerar como impacto social de longo prazo o aumento do nível da qualidade da educação complementar à graduação que jovens da população de baixa renda têm acesso, formando profissionais altamente capacitados e inserindo-os no mercado de trabalho.
Buscamos gerar um aumento de renda dessa parcela da população, ao capacitar e inserir esses jovens no mercado de trabalho em melhores posições profissionais, acarretando na melhoria das suas condições de vida e de sua família.
Desenvolvimento de projetos
Sim
Problema Social que ele pretende resolver
Apesar do aumento do acesso dos jovens das classes CDE ao mercado de trabalho, eles ainda enfrentam dificuldades de conseguir um emprego qualificado e com boa remuneração. O principal fator é a falta de capacitação complementar à graduação. Ao mesmo tempo as empresas têm dificuldades em atrair bons profissionais. O Brasil possui mais de 3 milhões de universitários e recém-formados de baixa renda, 17% estão desempregados e 70% dos jovens não se sentem preparados para o mercado de trabalho, segundo o MEC, o IBGE e a agência B2. Em contrapartida 61% das empresas sofrem com escassez de talentos, segundo ManpowerGroup. Solucionamos esse problema por meio do serviço de Desenvolvimento de Talentos e de Recrutamento e Seleção, proporcionando um match entre os jovens talentos e os empregadores.
Como funciona o seu negócio
Geramos valor por meio da nossa plataforma de Desenvolvimento de Talentos e do serviço de Recrutamento e Seleção de Colaboradores. Nós acreditamos no potencial de jovens talentos de baixa renda e oferecemos a eles a oportunidade de desenvolvimento por intermédio da educação e do trabalho, gerando assim profissionais preparados para fazerem parte das equipes nas empresas. Desenvolvemos talentos por meio do ensino das competências do mercado de trabalho. Com o pagamento de uma taxa, o estudante tem acesso ilimitado a todos os nossos cursos online durante um mês. A Ganbatte assessora as empresas na identificação de jovens profissionais de baixa renda para vagas de estágio, trainee e CLT. O processo seletivo feito pela Ganbatte é focado na seleção por competências e habilidades, proporcionando um "match" entre os jovens talentos e as empresas, acarretando na diminuição da rotatividade de colaboradores e, em consequência, na diminuição de custos gerados com novas contratações.
Como é o modelo de sustentabilidade financeira do seu negócio?
No nosso modelo, temos dois clientes principais: o jovem de baixa renda que busca capacitação para entrar no mercado de trabalho e as micro e pequenas empresas que querem contratar colaboradores com as competências alinhadas aos seus valores e suas necessidades. O nosso modelo de receita é na modalidade B2C, com um pagamento de uma taxa, de R$ 14,90 para o estudante ter acesso a um curso online ou R$29,90 para ter acesso ilimitado a todos os nossos cursos online durante um mês. E na modalidade B2B, onde as empresas pagam uma taxa pelo serviço de recrutamento e seleção de colaboradores, para vagas de estágio, trainee e CLT. Os nossos principais custos são com desenvolvimento de serviços e na criação de novos cursos, custos de aquisição de novos clientes (CAC) e de mercadoria vendidas (CMV). Além do custo fixo com sálarios, marketing, coworking, telefone e internet, contador e etc.
Viabilidade financiera
Termos como foco o desenvolvimento de competências em universitários e recém-formados de baixa renda, com o objetivo de possibilitar sua inserção no mercado de trabalho. Desta forma, geramos profissionais capacitados e alinhados com os valores e competências-chaves das empresas. Além disso, os nossos diferenciais competitivos no serviço de Desenvolvimento de Talentos é que os cursos são avaliados por desafios e atividades mão na massa. E o modelo de pagamento é uma taxa que permite o acesso ilimitado a todos os cursos online durante um mês, sendo uma espécie de netflix de cursos. No serviço de recrutamento e seleção o nosso diferencial é que capacitamos o candidato antes e durante o processo seletivo e focamos o processo na seleção por competência. A seleção por competência acarreta na diminuição da rotatividade dos colaboradores, em consequência na diminuição de custos gerados com novas contratações para os nossos clientes-empresas.
Riscos
Atualmente a nossa maior fraqueza é não ter recursos financeiros para investir no desenvolvimento do negócio e nas estratégias de expansão por produtos e clientes. Além disso, como todo negócio possuímos alguns desafios como: validação dos nossos serviços, estabilidade de vendas e consolidação da marca Ganbatte.
Equipe
A equipe da Ganbatte é formada por: Karen Franquini, Célio de Andrade, Josiany Lima, Amanda de Souza e Thais Avelino. O que nos qualifica é que possuímos experiências e capacitação que se complementam e possibilitam que tenhamos base técnica para desenvolver os serviços e empreender a Ganbatte. Além disso, somos apaixonados por impacto social, acreditamos muito no que estamos fazendo na Ganbatte e conhecemos muito bem os problemas enfrentados por nossos usuários.
Escalada
Por se tratar de plataforma a Ganbatte consegue capacitar estudantes de todas as regiões do Brasil e futuramente podemos adaptar e replicar nosso modelo de negócios para atender estudantes do ensino médio de baixa renda e inseri-los no mercado de trabalho como jovens aprendizes. A maior dificuldade que teríamos para escalar no Brasil seria de produzir conteúdos e cursos interessante para a capacitação de universitários e recém-formados de todas as regiões do Brasil. E para escalar no mundo seria necessário mudar o foco do conteúdo para temas interessantes para a capacitação de estudantes dos outros países.
Qual seu principal objetivo ao participar do Yunus Challenge?
Desenvolver e melhorar o modelo de negócio da Ganbatte através de sugestões e críticas dos outros participantes. Além de ter a possibilidade de apresentar o nosso projeto para uma banca de investidores de negócios sociais e de ser escolhido para entrar na Aceleradora Yunus Negócios Sociais no Brasil.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Ganbatte"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Karen Freitas Franquini a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario